Conclui a licenciatura em Arquitectura na escola de Belas Artes de Lisboa em 1919 e no mesmo ano parte para Roma. Em 1920 fixa-se em Paris e estuda como bolseiro, nos ateliers de Leon Ázema e Laloux.
Regressa a Lisboa em 1925 e realiza a apresentação dos seus projectos parisienses na Sociedade Nacional de Belas Artes. No mesmo ano reflexo do acolhimento crítico das suas ideias vanguardistas, desenha o cinema Capitólio, referência paradigmática do modernismo português.
A partir de 1932, sob a acção de Duarte Pacheco, então ministro das obras públicas, concebeu projectos de grande envergadura. Mais tarde com o projecto do Liceu de Beja estabeleceu o marco do funcionalismo conceptual da arquitectura portuguesa dos anos 30, infelizmente inconsequente do ponto de vista da produção de equipamentos similares.
Foi ainda durante a sua longa carreira profissional, primeiro professor e depois director da Escola de Belas Artes de Lisboa. Algumas das referências principais da sua vasta obra:
- Casa Bellard da Costa, Lisboa (1930);
- Cinema Capitólio, Lisboa (1931);
- Café Portugal, Lisboa (1932), lamentavelmente desaparecido;
- Liceu de Beja (1937);
- Malha urbana envolvente da Praça do Areeiro, Lisboa (1938/49);
- Pavilhão de Honra e de Lisboa da Exposição do Mundo Português (1940);
- Arquitecto chefe da Cidade Universitária de Coimbra (1948).
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