segunda-feira, 24 de maio de 2010

Stº Amaro

O percurso tem como início a rua José Dias Coelho que nasce no Largo do Calvário. O eléctrico 15 (Pç Figueira-Algés) é a melhor forma de nos fazer chegar ao largo. Destaque para os números 11 (452), 19 e 21 (453). Mais à frente a rua desagua na calçada da Tapada que nos presenteia de imediato com um edifício público de carácter Deco – a creche Victor Manoel (455).

Continuamos o nosso percurso na calçada da Tapada pela esquerda, viramos na primeira à esquerda (Leão de Oliveira) e imediatamente na primeira à direita – Rua da Indústria. O segundo quarteirão desta artéria apresenta uma sequência de edifícios modernistas discretos (nºs 31 e seguintes) panorama que se altera a partir do cruzamento com a rua Filinto Elísio.  Os quarteirões compreendidos entre a rua da Indústria, Rua Filinto Elíseo, rua dos Lusíadas e rua Luís de Camões, são de uma integridade arquitectónica notável e provavelmente um dos conjuntos modernistas mais interessantes da cidade, muito embora a maioria dos edifícios das ruas Agostinho Campos e José Maria Rodrigues  constituam já um notório piscar de olhos à arquitectura de regime (468). O destaque vai para o número 45 da Filinto Elíseo (456) gaveto com a Indústria, o 91 desta mesma rua na intersecção com a Luís de Camões (459) e o cruzamento da Filinto Elíseo com a José Maria Rodrigues através dos prédios de gaveto que as casam harmoniosamente (463), (467). Nesta última rua de destacar o prédio nº 9 (464). O itinerário leva-nos agora a descer a Filinto Elíseo e a virar na terceira rua à direita – Pedro Calmon – bordejando o jardim de Stº Amaro. O segundo quarteirão é constituído na íntegra, por quatro villas gémeas Art Deco de influência italiana (117), (120). Aparentemente este magnífico conjunto único do seu tipo em Lisboa, encontra-se ameaçado pela voragem do mau gosto. Mais um caso de lesa majestade imobiliária.
O café de esquina da rua Jau com a Amadeo de Sousa Cardoso, com esplanada sobre o jardim é um óptimo local para retemperar as forças.
Finalmente e descendo até ao final a Pedro Calmon viramos à direita na rua dos Lusíadas até à calçada de Stº Amaro e logo na esquina o nº 22 (471) presenteia-nos com uma moradia Deco em tons rosa. A vista sobre a cidade e o rio é deslumbrante que não o aspecto geral da área envolvente, cruzamento de quatro ruas cujo epicentro se encontra transformado em área de estacionamento anárquica. Se desejar prolongar um pouco este itinerário prossiga pela calçada de Stº Amaro, pela esquerda se estiver de costas voltadas para o rio, e cruze na primeira à direita na rua Jau . Ambos os quarteirões, esqº e dtº, estão ocupados pelas instalações do Hotel Pestana Palace. Vire novamente na Pedro Calmon à esquerda e depois à direita na João de Barros. O prédio número (122)merece um olhar derradeiro. Em frente a paragem do 18E, percurso clássico de eléctrico que recomendamos quer num sentido, quer noutro (Palácio da Ajuda – Praça do Comércio).

Sem comentários:

Enviar um comentário